Dicas de como anunciar no Facebook.

Anunciar no Facebook

 

Qualquer anúncio que você faça de seu negócio, no Facebook, ele tem que ter um objetivo claro de como espera que seu público reaja. Nada por ser veiculado sem uma meta, sem ter envolvimento, conteúdo relevante, e que leve a uma ação esperada.

Para que os anúncios funcionem de uma forma efetiva são necessários alguns procedimentos.

Vamos ver alguns deles:

 

  • Tenha um objetivo claro daquilo que você quer.

Como eu disse inicialmente, nada pode ser feito sem um objetivo claro daquilo que se pretende alcançar. Não atire para todos os lados esperando resultados positivos. Tenha em mente aquilo que você quer. Saiba se você quer curtidas, compartilhamentos, levar o seu público para uma Landing Page, captação de leads, ou até mesmo apresentar uma oferta, entre outras alternativas.

Resumindo, não dê o próximo passo se você não sabe o que quer, principalmente se você irá investir em facebook Ads. Tempo e dinheiro são coisas valiosas para serem desperdiçadas.

  • Saiba para que público você irá direcionar os anúncios.

Utilizando o Facebook Ads, você pode direcionar os seus anúncios para públicos específicos, conseguindo uma melhor segmentação, tornando a campanha mais assertiva, aumentando as chances de sucesso de seus posts.

Você segmentar por região, idade, sexo, área profissional, hábitos etc. Caso você já tenha uma lista de e-mails de clientes, você pode utilizá-la e criar uma opção de alcançar um público com os mesmos interesses (lookalike).

Uma coisa bacana do facebook Ads é que ele te dá uma visão do número em potencial do público que poderá ser alcançado.

 

Curtir o Facebook

  • Ofereça algo que tenha valor para o seu público.

Evite fazer posts escancarados, de vendas, pois as pessoas não entram no Facebook para comprar o seu produto ou de qualquer outra empresa. As pessoas buscam momentos de descontração. Se quiserem comprar algo, não é ali que elas irão procurar.

Procure fazer posts que tenham algum tipo de valor para o seu público. Ofereça um vídeo, um e-book, curiosidades sobre o seu produto, formas como ele pode resolver um problema etc.

Utilize o Facebook para buscar engajamento do seu público. Deixe as vendas para o seu site de negócio, que é para onde você deve conduzir o seu público alvo.

  • Tenha um conteúdo relevante e claro.

Fale a língua do seu público e escreva conteúdos que realmente prendam a atenção dele. Não utilize de textos grandes e seja sempre bem objetivo naquilo que você quer transmitir.

Uma boa forma de ajudar a chamar a atenção do público, é utilizar imagens e vídeos. Ajudam muito na questão do engajamento.

Utilizar perguntas nos títulos também atrai a atenção. Perguntas como “Você sabia?”, Você sabe porque?”, “Porque você deveria…?”, etc.

Se você não tem certeza de como fazer, observe outros anunciantes e até mesmo os seus concorrentes.

 

  • Faça anúncios de formas diferentes.

Facebook Ads

O Facebook Ads te dá a possibilidade de você criar variações de um mesmo anúncio, utilizando por exemplo, a mesma imagem, mas com textos diferentes, ou vice-versa. Assim você poderá analisar qual delas lhe dará o melhor resultado. Utilizando o recurso de segmentação, você pode criar anúncios para públicos diferentes, utilizando variações de texto e imagem. O uso de vídeos é algo também muito interessante, e costuma dar bons resultados.

  • Faça mudanças nas campanhas quando necessárias.

Acompanhe diariamente os resultados de suas campanhas, e sempre faça alterações quando necessárias. Se for o caso, retire o post e analise o que houve de errado. Não se desespere se a campanha não está indo como você imaginava, pois isso é normal, e geralmente, a maiorias das campanhas precisam de algum tipo de ajuste no seu ciclo de vida. Faz parte do aprendizado e conhecimento do seu público, que pode ser meio exigente ou não está entendo com clareza o que você está comunicando.

 

 

  • Faça uso de Landig Pages

Landing Pages

 

 

Landing Page é a página de destino ou página de entrada, para onde o visitante é levado quando clica em um resultado de busca ou em um anúncio de banner ou links patrocinados.

A Landing page deve ser uma página na qual você deve ter uma atenção especial, pois nela o usuário será recebido e deve ter todas as informações que ele busca, quando clica em um link. Além dessas informações, aproveite para apresentar uma oferta do seu produto. É uma boa oportunidade também de fazer a captação de dados do seu usuário, como nome e e-mail, aumentando assim a relação de leads.

 

 

=======================================================

 

O Facebook é uma excelente ferramenta para atração e engajamento de clientes, mas como tudo no marketing digital, suas campanhas precisam ser planejadas, implementadas e medidas, buscando sempre um ponto de equilíbrio entre o seu público quer saber e o que você deve publicar.

 

Abraço e sucesso a todos.

Consultor em Marketing Digital

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *