leads pelo facebook

A sua página no Facebook gera Leads (clientes em potenciais) para o seu negócio?

Se a resposta é não, então está na hora de começar a aprender como gerar leads através do Facebbok, com captação de Leads. Curtidas não geram lucro para a empresa, mas apenas faz bem para o ego, e o ego não paga contas.

O Facebook além de ser uma grande ferramenta, que ajuda a popularizar o seu negócio, também deve ser usado para atrair clientes para o seu negócio. Falo de clientes em potencial, que chamamos de Leads.

São eles que realmente poderão se transformar em futuros clientes, pois foram selecionado e atraídos para o seu negócio através de conteúdo e segmentação de público, que encontra nas ferramentas de publicação do Facebook Ads, que lhe permite ser mais certeiro na divulgação do seu produto, gerando uma grande economia não só de dinheiro, mas como também de tempo.

 

gerar leads a baixo custo

Como gerar Leads a baixo custo.

O investimento em campanhas do Facebook geralmente são muito acessíveis a qualquer tamanho de empresa, permitindo que os pequenos negócios possam obter resultados muito satisfatórios com investimentos modestos.

Três formas de gerar Leads  baixo custo:

  • Otimizar a sua campanha (marketingdeconteudo.com/campanhas-facebook);
  • Fazer a segmentação correta do seu público;
  • Fazer uma oferta que atraia a atenção do seu público.

No último item, que se refere a oferta, eu não me refiro ao seu produto ou serviço especificamente, mas sim algum tipo de material gratuito, que tenha relevância para o seu público.

Esse material pode ser um e-book, um vídeo ou um webinar, por exemplo. São materiais com conteúdos que ajudem o seus prospects a entenderem mais sobre o seu negócio.

Você deve oferecer esse material em uma página de captura, onde em troca do material, você pode pedir apenas o nome e o e-mail, inicialmente.

 

lista de leads

O que fazer com a lista de Leads?

Se tudo correr como esperado, você provavelmente terá em mãos um bom número de Leads, que deverão ser nutridos com outros materiais, encaminhando o Lead através do Funil de Vendas, até o momento de fazer uma oferta de venda.

É quase certo que você terá um volume grande de Leads, que não significa que todos se tornarão seus clientes em primeiro momento, mas nunca deverão ser desprezados. Aliás, você deve continuar a nutrir esses Leads, e até mesmo pensar em alguma campanha específica para eles.

 

como calcular o ROI

Calcule o ROI (retorno sobre o investimento)

Tanto no marketing tradicional como no marketing digital, tudo tem que ser planejado e testado, para se verificar o que via bem e o que val mal. E uma das coisas que o marketing digital tem como vantagem é que você pode calcular o retorno sobre o investimento, com maior precisão, em relação ao marketing tradicional.

Como calcular o ROI?

Imaginemos que você tenha investido em uma campanha no Facebook a quantia de R$ 1.000,00, e o seu produto tem um valor de venda de R$ 30,00, e que você tenha vendido  20 unidades, através da campanha no Facebook.

Fórmula ROI = (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento, temos:

ROI = (R$ 600,00 – R$ 1.000,00) / R$ 1.000,00 = -0,4

ROI = -0,4 x 100

ROI = -40%

Nesse caso hipotético, podemos perceber que houve um prejuízo considerável, e que é necessário que se faça uma análise profunda na campanha, para se averiguar o que não deu certo.

Dependendo do resultado da análise é preferível descartar totalmente a campanha e começar uma nova, evitando os erros da campanha anterior.

Uma maneira que ajuda a verificar que tipo de campanha funciona, é fazer mais de uma campanha ao mesmo tempo, para o mesmo produto. Pois aí você terá uma melhor visão daquilo que está funcionando.

como melhorar o ROI

O que fazer para melhorar o ROI?

Algumas coisas devem ser feitas para que o ROI tenha um resultado positivo. São elas:

  • Melhore a qualidade dos seus conteúdos;
  • Faça análises constantes dos resultados de suas campanhas;
  • Aprenda com os seus erros.

Não tenha vergonha de errar e nem medo de arriscar, pois marketing não é uma ciência exata, ou seja, tudo precisa ser testado e mensurado, para que se chegue a um resultado satisfatório.

Aonde fazer os anúncios no Facebook?

Uma opção do Facebook é o Power Editor, que lhe oferece ótimas opções de gerenciamento de suas campanhas.

Para saber como fazer um anúncio no Power Editor, assista o vídeo abaixo.

 

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário logo abaixo.

 

Um abraço e sucesso.
Consultor em Marketing Digital

 

 

Categorias: Rede Social

Admilson Cardoso

Profissional graduado em Publicidade e Propaganda, com pós em Marketing e Comércio Exterior.

Ajudando o pequeno e médio empreendedor a vender mais pela internet.