Diferença entre site responsivo e site web app.

site responsivo

Quando se pretende entrar para o mundo digital, especialmente falando sobre negócios na internet, logo vem a cabeça do empreendedor, a criação de um site e páginas na redes sociais.

Antes de se pensar em um modelo de formatação de site é necessário que se tenha alguns conhecimentos sobre o seu público e o seu produto, para que se possa pensar em um modelo que vá atrair a atenção do público alvo (Persona), através de algumas técnicas, que aqui neste post não iremos tratar, e principalmente de conteúdo relevante.

Partindo para o modelo de site.

Na hora de se construir um site é preciso pensar no modelo que irá usar, pois você não pode esquecer que hoje em dia a grande maioria das pessoas usam o celular para acessar a internet, não só para verem sua rede social, notícias etc, mas também, para efetuarem compras.

Então imagine um site de compras repleto de informações e imagens que se ajusta bem ao desktop, mas que com certeza não irá apresentar os mesmos conteúdos, da mesma forma que você vê pelo desktop.

É necessário que se pense nisso e crie um modelo de site que se adapte ao desktop, tablet e celular, sem comprometer as informações.

Tipos de sites.

Existem basicamente dois tipos de sites que cumprem esse papel de se adaptar aos 3 formatos de tela, sem perder informações, não causando assim, uma má experiência do usuário com o site, e que com certeza, esse usuário não voltará a esse site, devido ao desconforto de não poder visualizar de forma satisfatória aquilo que estava procurando.

Para resolver esse problema, você pode usar os seguintes modelos de site:

Site Responsivo

site responsivo em todos os dispositivos

Um site responsivo é aquele que se adapta aos 3 formatos de tela, preservando as informações, como você pode ver na figura acima.

A diferença entre as informações no desktop e o celular é que no celular, as informações mudam de posição, mas não mudam de tamanho.

Se o site não é responsivo, quando as informações se apresentam no celular, você tem que ficar ali com os dedos polegar e indicador, em um exercício de ampliar e reduzir tela. Se você já passou por essa experiência, deve saber o quanto chega ser até irritante esse malabarismo para conseguir ver as informações que lhe interessa.

Em um site em que o seu modelo não seja responsivo, provavelmente irá perder muita audiência, e se for de compras, pode ter certeza que essas serão bem prejudicadas.

Site Web App ou Site Mobile

site mobile

Um Site Mobile, praticamente tem a mesma tecnologia do Site Responsivo, se diferenciando um pouco pelo formato, que geralmente se apresenta em forma de listas (figura acima), que ajuda na hora da visualização e navegação pelo site.

O particular desse modelo é que ele é layout é desenvolvido exclusivamente para o uso em celulares, levando se então, à necessidade de se criar um modelo para o desktop e outro para o celular.

Facilita por um lado, porque você pode trabalhar nos modelos separadamente, mas por outro lado, isso gera um custo maior no desenvolvimento.

 

Aplicativos para celular (app)

aplicativos para celular

Há ainda os aplicativos para celular, os famosos APPs, que tecnicamente são muito diferentes do site responsivo e do web app.

Os aplicativos precisam ser baixados em seu aparelho, e irão rodar em seu sistema operacional, se for compatível, diferentemente do responsivo e do web app, que rodam no seu browser (navegador) e não precisam ser baixados, pois são sites e não softwares específicos.

Os APPs têm um custo de desenvolvimento mais alto, mas podem serem grandes aliados das empresas nos quesitos de conversão de clientes, e até mesmo no fator venda. No entanto, pode receber alguma resistência por parte do usuário, pois alguns não gostam de ficar baixando aplicativos, temendo algum tipo de infecção por vírus, por exemplo.

Dependendo do que se precisa, só um aplicativo poderá atender, principalmente se pretende alcançar um grande mercado e ter grande volume de informações.

 

Qual tipo de site escolher?

Agora que você já conhece um pouco sobre modelos de site, analise e veja qual é a real necessidade para o seu negócio online.

 

Abraço e sucesso.

 

Admilson Cardoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *