Growth Hacking

Criar meios para aumentar as vendas, sempre foi um dos grandes problemas do empreendedor. Nos dias de hoje, com a atual situação econômica do país e com a grande queda nas vendas, isso passou então, a ser um desafio ainda maior.

Além de pensar nos próprios meios de alavancar as vendas, têm que analisar sempre o que a concorrência está fazendo. Ou seja, o desafio é sempre constante.

Growth Hacking

Particularmente no meio digital, muitos profissionais de marketing já começaram a aplicar o método de Growth Hacking, que traduzindo de forma livre, seria:

Growth-> crescimento;

Hacking-> cortar caminho, encontrar brechas.

Esse termo foi criado por Sean Ellis (primeiro profissional de marketing do DROPBOX), onde ele diz que o termo define um marketing orientado a experimentos.

O que se busca é encontrar outras formas de se aumentar a captação de clientes e consequentemente, o faturamento da empresa.

Aqui no Brasil, podemos dizer que seria como “Pensar fora da Caixa”.

 

Passos para Growth Hacking

Para a aplicação desse método, você deve começar com os seguintes passos:

  • Você deve criar uma base de conhecimento;
  • Você e sua equipe devem fazer a famosa Brainstorming (tempestade de ideias);
  • Analisar todas as ideias e priorizar as que vocês achem mais pertinentes no momento;
  • Fazer testes e ir analisando cada aplicação.

Esses passos implicam em repetir esses passos sempre que necessário, principalmente se algo não sai como foi pensado.

 

soluções para o seu site

O que pode ser analisado?

Há vários fatores que podem ser analisados em suas campanhas de vendas em seu site, blog ou rede social, como esses que cito abaixo:

  1. Como os clientes encontram o seu negócio na internet?
  2. Quando acessam o seu site, por exemplo, eles têm uma boa impressão da funcionalidade e do layout?
  3. Esses clientes que compraram de você, estão voltando?
  4. Como você faz dinheiro?
  5. Você sabe o que os clientes estão falando do seu negócio?
  6. Se os clientes estão falando mal do seu negócio, o que você está fazendo a respeito?
  7. A sua página no Facebook tem muitas curtidas mas pouca conversão?
  8. Você tem analisados os dados do Google Analytics?

Inúmeros questionamentos podem ser feito sobre como o seu negócio está funcionando e o que se pode esperar dele.

Algumas vezes a mudança da cor de um botão de Call to Action, pode trazer resultados positivos, aumentando a captação de leads ou até mesmo de vendas, por exemplo.

Na verdade, tudo é focado em experimentação, não havendo uma fórmula secreta ou mágica, para as coisas acontecerem rapidamente. É claro que com as experiências, alguns problemas poderão ser resolvidos com mais facilidade.

Funil de Growth Hacking

Assim como existe o tradicional Funil de Vendas, existe também o Funil de Growth Hacking, que tem 5 estágios, conforme descritas logo abaixo:

  1. Aquisição – é onde se reúne as práticas para atrair a atenção e conquistar um novo cliente;
  2. Ativação – aqui o foco é entregar uma boa experiência ao cliente;
  3. Retenção – nessa etapa os clientes estão satisfeitos ao ponto de continuar;
  4. Receita – aqui é quando os seus clientes estão gerando faturamento para a empresa.
  5. Indicações – nessa etapa, os seus clientes estão chamando amigos e conhecidos para se tornarem clientes também.

A quinta etapa talvez seja a grande sacada do Growth Hacking, pois aumenta exponencialmente o número de clientes, gerando vendas e principalmente economia, pois os seus próprios clientes que de certa forma farão a captação de boa parte dos seus Leads.

Exemplo:

Você se recorda como o Orkut começou?

No início, você só conseguia entrar no rede social através de convites. Isso deixava todo mundo louco para se ser convidado, pois entendia que aquilo tinha um grande valor, e todo mundo ficava esperando pelo convite, como se aquilo fosse algo que ela não poderia ficar sem.

Imagine a economia que o Orkut teve e como rapidamente ele formou uma base de usuários.

 

Isso foi só uma pequena noção do que seria essa nova modalidade de marketing, mas espero que ter lhe ajudado.

 

Até mais e sucesso.

Admilson Cardoso

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