redes sociais

Muitas vezes temos a dificuldade de transmitir algum tipo de informação através apenas de texto, principalmente quando se tem informações técnicas ou uma linguagem não muito comum à pessoas leigas.

Essa dificuldade talvez você tenha quando quer passar para o seu público ou cliente, características de seu produto, seja ele online ou físico.

internet e nosso cérebro

O nosso cérebro é meio complexo e divide as sua tarefas entre os dois hemisférios (direito e esquerdo), para que possamos entender certas informações.

O lado direito é responsável por entender e fazer a interpretação de figuras.

O lado esquerdo se atém à escrita e ao raciocínio lógico.

Unindo a funcionalidade dos dois lados, fica mais fácil o intendimento das informações que nos são passadas.

E como você pode fazer isso?

Utilizando o Infográfico.

infográfico

Infográfico é a forma de se transmitir algum tipo de informação, fazendo uso de textos e elementos visuais, como imagens estáticas e animadas.

Cerca de 40% das pessoas tem maior facilidade de responder para informações visuais, do que apenas para textos simples.

O nosso cérebro tem  capacidade de processar as informações visuais, 60 mil vezes mais rápido em comparação a um texto.

De acordo com a Alltwitter, a presença de infográficos nos posts, podem gerar até 834% de compartilhamento.

Pode gerar também em um post com infográfico, um aumento médio de 12% no tráfego, em relação a um post sem.

Outro fato interessante é que 90% das informações transmitidas ao cérebro é visual.

Com isso, já podemos ter a noção do poder dos infográficos quando se quer levar informações de uma forma mais fácil de serem entendidas e retidas.

O infográfico tem a capacidade de poder ser personalizado visualmente de acordo com o tipo de público alvo a ser atingido, de acordo com o tema e também da área de atuação, entre outros.

Sendo uma ferramenta visual, a apresentação gráfica através infográfico é muito importante para a sua correta interpretação.

Existe algumas ferramentas online para você montar o seu infográfico, de forma rápida e intuitiva. Entre eles estão o Canva e o Visme, entre outros. Pesquise e veja a qual você se adapta, para construir os seus infográficos.

 

Passos para criar um Infográfico

como criar um infográfico

Antes de criar o seu infográfico, pense sempre que as informações devem estar voltadas a sua Persona.

Os passos para criar um infográfico:

  • Pegue uma folha de papel e lápis ou caneta e esboce o seu modelo, separando as informações e as imagens que você imagina que devam compor o seu infográfico.
  • Depois de esboçar, organize todas essas informações, de modo que fique bem próximo do que será o seu infográfico. Você pode utilizar as ferramentas de criação de infográfico, para ter uma ideia de formatação.
  • Abra a ferramenta de criação, e se houver um modelo que se encaixe na sua necessidade, é só introduzindo as informações. Se não há, você poderá criar o seu próprio modelo.

Feito isso é só publicar na sua rede social, blog ou site, e aguardar os resultados.

 

Abraço e sucesso.

Admilson Cardoso

Consultor de Marketing Digital

Categorias: Marketing Digital

Admilson Cardoso

Profissional graduado em Publicidade e Propaganda, com pós em Marketing e Comércio Exterior.

Ajudando o pequeno e médio empreendedor a vender mais pela internet.