Como o Marketing Digital pode ajudar as pequenas e médias empresas.

marketing digital para pequenas empresas

Para a pequena e média empresa, investir em marketing, sempre foi algo que consumia e ainda consome uma boa fatia do caixa, pois veicular em tv, outdoor, rádio, revistas etc, requer um certo volume de veiculação para que se venha obter um bom resultado, e isso não custa barato. Mas nem sempre o investimento traz o retorno esperado e algumas vezes o ROI é negativo, desmotivando o empreendedor.

Isso pode acontecer por ter usado o meio errado ou de forma errada, ou ambas as coisas, entre outros fatores, como a falta de conhecimento de seu público alvo (Persona), que agrava ainda mais a situação, porque se você não sabe quem é o seu cliente em potencial, irá atirar para todos os lados, levando a gastos desnecessários de tempo e dinheiro, principalmente.

Por isso é importante a orientação de um profissional da área, como um consultor ou de uma agência de publicidade.

marketing digital no pequeno negócio

Como o Marketing Digital pode ajudar?

Apesar de haver uma maior opção de mídias, canais de informações e de produtos, as pessoas podem escolher o que querem ver e receber, direcionando sua atenção apenas àquilo que lhe é relevante, ignorando por exemplo, as propagandas invasivas e e-mails não solicitados.

Hoje quando alguém quer comprar algo, ela utiliza e confia na internet, para ajudá-la nas tomadas de decisão. Ela utiliza os mecanismos de busca, como o Google, para comparar valores, características, e até a opinião de outros usuários, sobre a experiências que tiveram com o produto/serviço que buscam.

Não podemos esquecer também das redes sociais, que hoje têm um valor imenso na divulgação de informações positivas e negativas sobre o negócios online ou físicos.

O Marketing Digital tem o papel de utilizar esse meio valioso que é o mundo digital, trazendo para o empreendedor resultados de vendas, com investimentos muito menores que o utilizado pelo marketing tradicional, e muitas vezes o ROI é muito maior.

Com a utilização correta do Marketing Digital, o empreendedor pode gerar lucros até sem investimento, através da propaganda orgânica, ou com pouco investimento, através da propaganda paga (Facebook Ads, Google Ads etc).

Assim o empreendedor pode ir controlando os seus investimentos, conforme o retorno que for tendo.

Claro que tudo isso não é algo simples, pois demanda conhecimento de como os canais funcionam, como encontrar os seus clientes em potenciais, como engajar os clientes, como conduzir os clientes pelo funil de vendas, entre outros.

Mas se não é simples, porque devo investir então?

O investimento é muito válido, não só pelo retorno financeiro, mas também pelos seguintes motivos:

Atrair clientes de forma gratuita – Através do uso das meios de buscas orgânicas, e-mail marketing e redes sociais é possível a atração de novos potenciais clientes.

Através de conteúdo relevante – Quando o conteúdo é relevante para o usuário, pode-se uma base de audiência, através de blog, rede social e lista de e-mail.

Mensurar resultados – Você consegue medir em detalhes as suas campanhas, podendo fazer alterações, aumentando investimentos ou até mesmo abandonando as que não dão os resultados obtidos.

  • Segmentação do público – Com um bom plano de Marketing Digital, você consegue um relacionamento apenas com o público que está realmente interessado em seu negócio.

Com a combinação dos fatores acima com um bom plano de marketing o custo benefício com certeza será maior do que  pelo uso do meio tradicional.

Quero salientar que o marketing tradicional funciona e muito bem, tanto que vemos grandes marcas investirem milhões de dólares em suas campanhas. Eles não iriam investir tanto se não funcionasse, não é?

Neste artigo, eu quero apenas mostrar como o Marketing Digital pode ajudar e muito as pequenas e médias empresas, que geralmente não dispõem de grandes verbas para divulgar o seu negócio.

Creio que investir no meio digital é quase uma obrigação para o empreendedor, independente do tamanho do seu negócio, pois o mundo está conectado, e as pessoas cada vez mais informadas e exigentes quanto ao que irão consumir, sendo produto/serviço ou informação.

 

Até o próximo post e sucesso.

Admilson Cardoso

Consultor de Marketing Digital

 

2 thoughts on “Como o Marketing Digital pode ajudar as pequenas e médias empresas.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *